domingo, 20 de setembro de 2009

Recepção aos convidados...o que vale a pena?


Estive recentemente em uma palestra ministrada pelo consultor de etiqueta Fábio Arruda(sim, aquele da Fazenda rs), em uma feira de tema casamento, desde então parei pra refletir sobre alguns pontos ditos por um dos maiores consultores de etiqueta do pais...Fiz uma omelete de opniões do Fábio com as minhas...
Vale a pena dar uma olhada...

Primeiro recepção...
Ao chegar seus convidados já precisam se sentir bem acolhidos e não se trata de ser recepcionado por cerimonialista e sim pelos pais dos noivos...sim, até então esse momento é deles, é a hora de receber os parabéns demonstrar a felicidade...Para alguns somente os pais da noiva é suficiente, mas particularmente eu acho muito mais interessante os pais dos dois estarem juntos...afinal hoje em dia tudo esta tão mais moderno, a festa não é mais trabalho para o pai da noiva, e sim uma festa mutua com contribuição de todos e dos noivos principalmente, então nada melhor que recepcionar seus parentes e amigos. A cerimonialista entre nesse caso na orientação quanto ao local onde os convidados devem se acomodar.

Cerimonialista...
Sinceramente, não sei como vivemos tanto tempo sem essa ajuda, na hora é tanta coisinha, parente querendo entregar presente, todo mundo querendo tirar foto, invadir a mesa do bolo(sim, ainda tem gente que faz isso) e pra não acabar descabelada o investimento numa cerimonialista é fundamental caso você tenha uma grana de reserva.
Caso a grana esteja curta, combine tudo com alguma parente mais próxima, é claro que não vai ser nada profissional, mas já é um alivio...

Aos noivos...
Como o Fábio disse a maior desonra que se pode fazer é não ir em cada mesa agradecer a presença. Afinal nesse momento todos querem dizer algumas palavras de carinho.

Noivas...
noivas atrasadas ninguém merece...ninguém é obrigado a ficar sentado esperando a boa vontade da noiva , foi o tempo que noiva atrasada era sinonimo de charme...


Noivos e Padrinhos...
Acho interessante antes da cerimônia manter também aquele suspense...então pq não estarem em um ponto reservado aguardando o inicio da cerimonia?

Musicas...
Com certeza, fazem parte da essência do casamento, mas use-as a seu favor, cuidado para não tornar o seu casamento um musical...cansa...

Convidados...
Lembrem-se que casamento é uma celebração da família e amigos íntimos, mais vale ter poucos ou moderadamente com qualidade do que muitos que não apresentam comprometimento com o momento.

Buffet...
Selecione de acordo com seus convidados...veja o estilo e sirva o que for adequado.

Fotos...
Fotografar é bom, queremos ter tudo registrado, mas tome cuidado para não passar a festa toda sendo fotografada e esquecer de curtir um pouco seus convidados.

Gente por hoje creio que seja isso...caso lembre de algo mais...posto mais tarde...



Save the Date...

Já que é de moda minha formação, vamos falar um pouco dela...

Avisar com antecedência sobre o casamento esta virando mania. Tudo bem, você deve esta pensando claro no boca-a-boca, mensagens no status do orkut...nãoooooooooooo. É o Save the Date que vem chegando.

Mania em outros países o "reserve a data" ou "guarde a data" em bom português, é mais um dos novos diferenciais que vem invadindo as festas de casamento. O intuito é claro é evitar que seus futuros convidados marquem outro compromisso pra mesma data, auxiliando também no planejamento dos convidados que moram distante.

O modelo fica a gosto dos noivos, podem vir em formato de marcador de página, imã de geladeira ou até mesmo em forma de cartão, o interessante é o envolvimento do convidado com a festa que ele causa.

Interessadas eu faço esse tipo de trabalho
Save the Date

Rafaela Gozzer
Save the date em diversos formatos.
lilica1205@gmail.com
rafaelagozzer@gmail.com